Saúde mental a dois
Você já ouviu falar que, quando um casal se une, nasce um “novo indivíduo”? Pois é: essa entidade, resultante do relacionamento a dois, pode precisar de ajuda para manter a sua saúde mental e emocional. É nesse cenário que surge a Terapia de Casal!
A Terapia de Casal busca restabelecer o vínculo saudável na relação do par. O tratamento ajuda a resolver conflitos, repensar a comunicação, melhorar comportamentos e reconectar a dupla – emocional, amorosa e sexualmente.
Ao compartilhar uma terapia, o casal se beneficia conjunta e individualmente da prática. As reflexões trazidas são úteis para o desenvolvimento pessoal de ambos, e esse crescimento se reflete na relação, que ganha maturidade e força.
Quer saber mais sobre a Terapia de Casal? Vamos lá!
Relacionamento no divã
É comum conversarmos com amigos e pessoas de confiança sobre os nossos relacionamentos. Muitas vezes, até levamos esse assunto para a terapia – trazendo somente a nossa perspectiva, e recebendo uma contrapartida do(a) terapeuta.
Mas toda situação vivida em dupla tem duas versões diferentes: a sua e a do outro. Nem sempre é fácil entender a interpretação do par – o que pode render brigas, discussões ou mesmo mágoas não resolvidas.
Ao decidir fazer uma Terapia de Casal, a dupla se coloca, pela primeira vez, sob uma análise global: o(a) terapeuta irá escutar e avaliar ambas as pessoas, entendendo seus comportamentos e pensamentos individuais e conjuntos. A partir dessa visão ampla, será possível apontar problemas, sugerir mudanças e tomar atitudes para promover essas transformações.
A Terapia de Casal é excelente para solucionar brigas, aprimorar o diálogo e identificar impulsos, ações e construções emocionais que atrapalham a convivência do par. Nesta terapia, também é avaliado o impacto da parentalidade (função dos pais) na conjugalidade (o nós do casal).
Uma investigação profunda, que fortalece o casal e ajuda a renovar a relação.
Como acontece a sessão?
As sessões de Terapia de Casal são curtas: em 1h, a dupla terá espaço para compartilhar seus problemas com a escuta sensível do(a) terapeuta.
Durante esse encontro, serão feitas perguntas aos pacientes, além da aplicação de técnicas que favorecem a reflexão do casal – levando-os a entender aquilo que não está bem na relação, e de que forma é possível melhorar.
Essa prática terapêutica é indicada para todos os casais que desejam beneficiar o seu relacionamento. Ao tratar da saúde emocional em conjunto, a dupla traz vantagens diretas para todos aqueles que fazem parte de sua convivência: filhos, parentes, amigos… Todo mundo sai ganhando!
A quantidade de sessões dependerá de cada caso. Porém, as Terapias de Casal costumam ser breves, pois buscam a resolução direta das situações que afligem os indivíduos. Ambos poderão, paralelamente, seguir com suas terapias individuais, buscando o crescimento pessoal.
Por que adotar a Terapia de Casal?
Se você busca pela melhoria constante do seu relacionamento, a Terapia de Casal é para você. O tratamento em dupla é uma oportunidade única de analisar a relação como um todo – e não somente os indivíduos -, propondo técnicas e mudanças que ajudam na saúde mental e emocional dos envolvidos.
Quer experimentar a Terapia de Casal? Agende uma sessão de Psicoterapia para que possamos indicar as melhores terapias integrativas para o seu desenvolvimento pessoal.