Crescimento empresarial com olhar sistêmico

Você já ouviu falar de Coaching Sistêmico? Para explicar esse conceito a você, vamos dar um exemplo bem simples.

Imagine uma empresa com diversos setores: administrativo, financeiro, comunicação, entre outros. Se, em um desses segmentos, diversos colaboradores começam a produzir pouco, qual atitude a empresa deve tomar? 

Em uma abordagem de negócios tradicional, a resposta seria: demitir aqueles que não rendem como o desejado. 

Porém, será que isso iria mesmo resolver o problema? Provavelmente, não: afinal, a empresa continuaria sem saber o motivo da baixa produtividade, e isso poderia continuar atingindo outros funcionários. 

O Coaching Sistêmico é uma terapia organizacional. Através do olhar sistêmico, o terapeuta analisa as raízes dos problemas da empresa ou do indivíduo, a fim de tratar as causas e, com isso, gerar soluções concretas, com benefícios a longo prazo.

Quer entender mais sobre como funciona o Coaching Sistêmico? Continue a leitura!

Coaching Sistêmico: uma terapia para empresas

Segundo o olhar sistêmico, uma empresa é um sistema: ou seja, é uma estrutura composta por indivíduos e relações, que começam no micro e se manifestam no macro. 

Por exemplo: digamos que um colaborador passa a produzir pouco porque, diante de um desafio de carreira novo, ele não foi acompanhado devidamente. O funcionário se sente sobrecarregado, assustado, com dúvidas, e comete uma série de erros ao longo da sua atuação. 

Se a empresa o demite sumariamente, além de perder um talento por pura falta de atenção, ela perde também a oportunidade de melhorar a sua cultura organizacional. Com o tempo, a organização perceberá a dificuldade de desenvolver lideranças em todos os setores… E, sem líderes, como a companhia irá crescer e conquistar novos espaços no mercado?

O Coaching Sistêmico analisa, paralelamente, os indivíduos que fazem parte de uma empresa e o sistema como um todo – buscando compreender padrões de comportamento e cultura que podem ser transformados e aperfeiçoados.

As experiências passadas e os problemas que surgiram ao longo do caminho são um insumo para a análise do Coaching. É a partir do cruzamento de informações que o terapeuta saberá quais aspectos devem ser resolvidos, indicando um tratamento específico para cada organização.

Como acontece o atendimento?

Existem diversas formas de aplicar o Coaching Sistêmico numa empresa. 

É possível contratar um conjunto de sessões pontuais, para lidar com um aspecto específico do momento. Ou, também, contar com o Coaching como uma ferramenta contínua, que ajuda a desenvolver diversos elementos da empresa.

O Coaching Sistêmico é objetivo: para desenvolver a estratégia de crescimento, o terapeuta precisará entender onde a empresa está hoje e para onde ela quer ir. A partir desses direcionamentos, será a hora de criar caminhos para chegar ao ponto desejado… E ampliar as metas de desenvolvimento.

Durante o tratamento, a empresa será guiada para ressignificar seus processos de aprendizagem, mudar comportamentos, estabelecer modelos positivos, criar relações estáveis e fortalecer feedbacks construtivos. Para isso, serão utilizadas bases do pensamento sistêmico, além de técnicas como Programação Neurolinguística.

Por que adotar o Coaching Sistêmico?

É comum que empresas percebam, ao longo de sua história, situações negativas repetitivas que elas gostariam de mudar. Muitas vezes, esses acontecimentos estão relacionados a padrões enraizados, difíceis de perceber sem uma análise adequada. 

O Coaching Sistêmico é uma solução objetiva para encontrar a raiz de cada problema e desenvolver caminhos de evolução. Ao longo das sessões, será possível identificar mudanças claras e positivas nos colaboradores e na cultura empresarial – o que, a médio prazo, se converte em crescimento financeiro e mercadológico. 

Quer experimentar o Coaching Sistêmico? Confira a nossa agenda e escolha o melhor momento para o nosso encontro!