Terapia em busca da felicidade

Durante muito tempo, quando pensávamos em Psicologia, nos lembrávamos imediatamente de neuroses, doenças e problemas. Esse estigma, que associa a prática terapêutica à infelicidade e fragilidade, existe desde os primórdios dos cuidados com a mente – e perdura até os dias de hoje. 

Mas e se fosse possível reverter essa lógica e associar os cuidados psicológicos à busca pela satisfação e plenitude? E se a terapia fosse uma aliada para fortalecermos a alegria de viver? Essa é a missão da Psicologia Positiva, uma tendência nos dias atuais.

Hoje, mais do que nunca, sabemos: temos direito à felicidade. Não à toa, buscamos o bem-estar de forma consciente no dia a dia: seja na procura por relacionamentos saudáveis, no esforço para manter a saúde equilibrada ou na escolha de um trabalho que combine com o nosso propósito.

A Psicologia Positiva acredita que, para além de medos e traumas, é papel da terapia observar comportamentos e elementos positivos da psique. Identificando esses padrões de positividade, é possível incentivar o indivíduo a repeti-los mesmo em cenários aparentemente negativos – ensinando-o a usar seus próprios recursos em prol da felicidade.

Interessante, não é? Vamos entender melhor a Psicologia Positiva!

A felicidade como bem essencial

Se você já conferiu o nosso texto sobre Psicologia Humanista, deve se lembrar que essa abordagem também foca num olhar mais positivo sobre a mente humana. A associação faz sentido: os humanistas, nos anos 50, foram os primeiros a reverter a lógica terapêutica focada em problemas, buscando o incentivo à evolução

Porém, somente 40 anos depois, na década de 1990, surgiria a Psicologia Positiva – que, mais do que buscar uma nova forma de olhar a mente, defende que a felicidade é essencial ao ser humano. 

Martin Seligman, criador da Psicologia Positiva, afirma que a felicidade deve ser alcançada diariamente, a partir do cultivo das nossas forças e virtudes pessoais. Buscando ajudar pessoas a alcançarem a plenitude, ele desenvolveu o método PERMA: Positive Emotion (Emoção Positiva), Engagement (Engajamento), Relationship (Relacionamento), Meaning (Propósito) e Accomplishment (Realização).

De acordo com a Psicologia Positiva, todos esses elementos fazem parte da nossa jornada evolutiva:

• A Emoção Positiva nos faz ver o mundo de forma mais leve. Com ela, somos capazes de enxergar situações de forma otimista, acreditando que somos capazes de realizar grandes feitos e transformar a nossa própria vida. 

• O Engajamento é o estado de total concentração, quando estamos tão focados que até esquecemos do mundo ao redor. Esse nível de dedicação só é alcançado quando amamos o que estamos fazendo: por isso, é essencial encontrarmos qual é essa atividade que nos tira de órbita, levando-nos à profunda satisfação.

• O Relacionamento é um elemento essencial na vida do ser humano. Somos indivíduos sociais e, por isso, temos a necessidade de estabelecer vínculos e conexões enriquecedoras, capazes de nos elevar psicologicamente. Para a Psicologia Positiva, uma das formas de alcançar a felicidade é cercar-se de pessoas que nos fortalecem, proporcionando aprendizado e admiração.

• O Propósito é aquilo que nos conecta a algo maior, além do que somos capazes de enxergar. Ter clareza desse significado vital é essencial para guiar a nossa jornada de felicidade, ajudando-nos, inclusive, em momentos de sofrimento – quando lembrar do nosso verdadeiro objetivo pode reestabelecer as nossas forças. O propósito pode ter, inclusive, conexão espiritual, revelando aspectos mais profundos do ser.

• A Realização é o que faz nossos sonhos se tornarem verdade. É a capacidade de concretizar objetivos, transformando a nós mesmos e ao mundo. Realizar sonhos nos mostra que somos poderosos, criativos e talentosos – estimulando-nos a correr atrás de novos objetivos!

Na terapia com abordagem positivista, incentivamos o indivíduo a fortalecer essas esferas da vida, escalando constantemente o seu caminho pessoal em busca da felicidade.

Por que adotar a Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva é uma excelente abordagem para pessoas que buscam, conscientemente, iniciar a sua jornada em prol da felicidade. Se você deseja alcançar a sua plenitude mental, emocional, física e espiritual, uma abordagem terapêutica positiva irá apoiar a sua evolução, incentivando o desenvolvimento de forças e virtudes para uma vida ainda mais feliz.
Quer experimentar a Psicologia Positiva? Agende uma sessão de Psicoterapia para que possamos indicar as melhores terapias integrativas para o seu desenvolvimento pessoal.