Ressignificando traumas com o resgate de memórias

Você já ouviu falar de Regressão de Memória

Quando mencionamos sobre esse assunto, muitas pessoas pensam na Regressão Espiritual: um método baseado na viagem através de vidas passadas, para compreensão de certas situações atuais. 

Porém, ao contrário do que pode parecer, a Regressão de Memória não está conectada a jornadas espirituais. Nessa técnica, viajamos pela mente inconsciente (ou subconsciente, a depender da abordagem terapêutica) – onde guardamos as nossas mais profundas lembranças. Nessa investigação, buscamos as causas ocultas para traumas, medos e problemas que nos assolam no momento atual, ressignificando experiências para transformar, também, o resultado psicológico delas.

Faz sentido para você? Então, vamos entender mais sobre essa terapia integrativa!

Regressão de Memória: os ensinamentos das memórias inconscientes

Talvez você já tenha escutado por aí que a nossa mente inconsciente nos protege de muitas situações dolorosas. Isso é verdade: é comum que, ao experimentarmos um momento traumático, a nossa mente “encapsule” algumas dessas memórias, ocultando-as sobre o véu do inconsciente. 

Dessa forma, não sofremos continuamente pelo trauma vivido… Mas os efeitos dessa situação continuam nos impactando, mesmo de forma sutil.

O medo de pegar um avião. O receio de se entregar a uma relação amorosa. A agressividade inexplicável diante de certos gatilhos. A autossabotagem. São muitas as possibilidades de impacto provenientes de um trauma do passado. E, muitas vezes, sequer sabemos a razão desses comportamentos, já que as memórias que os explicam estão protegidas no inconsciente. Com a Regressão de Memória, no entanto, podemos resgatar essas lembranças e ressignificar os seus efeitos.

Para realizar uma Regressão, é preciso estar em estágio de transe hipnótico. Assim, será possível “viajar” na sua própria mente, retornando a situações esquecidas e revivendo-as como se acontecessem hoje. 

Com ajuda terapêutica, você poderá acessar suas memórias inconscientes e, assim, entender a causa primária de determinados problemas que lhe afligem. Mais do que isso, o terapeuta poderá:

Dar informações e sugestões ao seu inconsciente, influenciando suas interpretações sobre determinados fatos;

Liberar emoções do inconsciente, acabando com a sensação de “sentimento preso” e desafogando dores não choradas;

• Ajudar você a ter acesso aos seus próprios recursos psicológicos;

• Atuar ativamente na sua criança interior, limpando memórias negativas.

É importante ressaltar que a Regressão de Memória, por lidar com situações traumáticas passadas, necessita fortemente do apoio terapêutico. O terapeuta, mais do que um profissional habilitado para conduzir o transe hipnótico, atuará como um guia para proteger o cliente durante essa jornada, ajudando-o a lidar de forma equilibrada e saudável com as memórias que encontrar pelo caminho.

Com responsabilidade e cuidado, a Regressão de Memória é uma técnica excelente para ressignificar traumas, fortalecer a mente e enfrentar desafios com novas forças psicológicas.

Por que adotar a Regressão de Memória?

Muitas vezes, acreditamos que não sabemos lidar com certos elementos traumáticos ou dolorosos do dia a dia. Mas a nossa mente é dotada de recursos surpreendentes, inclusive aqueles que nos fazem superar os dramas do passado. 

Retornando, de forma cuidadosa e protegida, a esses momentos de enfrentamento, podemos entender melhor o que está por trás dos medos que carregamos ainda hoje. Dessa forma, temos a chance de vencê-los de uma vez por todas, utilizando os nossos próprios aprendizados psíquicos.

A Regressão de Memória é uma ótima forma de superar medos, mudar hábitos que pareciam inalteráveis, se livrar de memórias negativas e até mesmo resolver problemas que pareciam difíceis de compreender, mas causavam dor e incômodo no momento presente. 

Com a Regressão de Memória, aprendemos que o nosso eu pode ser o nosso maior apoio, no presente, passado e futuro.

Quer experimentar a Regressão de Memória? Agende uma sessão de Psicoterapia para que possamos indicar as melhores terapias integrativas para o seu desenvolvimento pessoal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *