Terapia manual para o processo de autocura
Seu corpo é capaz de curar a si mesmo. Ele só precisa de um “empurrãozinho”… ou melhor, do toque adequado. Essa é a premissa da Microfisioterapia, uma terapia integrativa que, através de micro toques, incentiva o corpo a identificar a origem de doenças e sintomas, expelindo os problemas de seu sistema naturalmente.
Com a Microfisioterapia, podemos tratar dores de cabeça, enxaquecas, incômodos musculares, dores agudas ou crônicas, lesões esportivas, alergias e até mesmo sintomas psicológicos, como dificuldade de manter o foco e a concentração.
Mas quais toques podem resolver cada problema? Como ocorre o diagnóstico? E depois da sessão, quanto tempo leva para alcançarmos a cura?
Se você tem essas e outras dúvidas, significa que a Microfisioterapia ativou sua curiosidade. Vamos falar mais sobre essa técnica inovadora!
O diagnóstico na Microfisioterapia
Quando você sente uma dor de cabeça, ela é o sintoma ou a causa de um problema? Para a Microfisioterapia, a maior parte das nossas dores são reflexos de questões mais profundas. Desatando o nó original, é possível, então, se livrar dos problemas, obtendo uma cura prolongada para esses males.
A Microfisioterapia é uma técnica jovem: criada em 1983, ela ainda é recente no Brasil. Nessa abordagem, acreditamos que o nosso corpo tem uma memória própria, gravada em micromovimentos dos nossos órgãos e células.
Esses movimentos podem parecer imperceptíveis no dia a dia, mas para um terapeuta especializado, são justamente eles que irão guiar o entendimento das dores e problemas do paciente. Observando os pontos do corpo onde há perda de energia vital, o terapeuta saberá onde as células não estão funcionando corretamente. Ele fará, então, micromovimentos para restaurar o equilíbrio energético, incentivando o processo de autocura do indivíduo.
Ser um Microfisioterapeuta exige conhecimento celular. Por isso, é preciso dominar ciências como embriologia, ontogênese e filogênese: somente assim será possível identificar a perda de energia vital em determinados pontos celulares, assim como promover um tratamento eficaz para esses sintomas.
Como acontece a sessão de Microfisioterapia?
O toque é essencial para a Microfisioterapia. Durante a sessão, o terapeuta realizará uma avaliação micropalpatória, onde ele será capaz de encontrar a cicatriz patológica: ou seja, a causa do trauma que incomoda o paciente. Em seguida, ele encontrará a consequência dessa cicatriz: esta é o sintoma que se manifesta no corpo.
Uma vez identificados os pontos, o terapeuta iniciará um diálogo com os tecidos do corpo do paciente, incentivando a autocura no mesmo instante. Esse é um processo completamente tátil e pode ser realizado em pacientes de todos os tipos e idades.
Após a sessão, é comum que o paciente sinta certo cansaço. Por isso, orientamos que evite esforços desnecessários: é preciso permitir que a energia corporal seja destinada à autocura. Outros sintomas leves, como desarranjos, dificuldades emocionais, febre, entre outros, podem ser sentidos nos dias seguintes ao tratamento. Eles fazem parte do processo de cura e devem ser acolhidos com tranquilidade.
Depois de poucos dias, será possível sentir a diferença positiva no corpo. Com 3 a 4 sessões de tratamento, o sintoma estará completamente eliminado.
Por que adotar a Microfisioterapia?
A Microfisioterapia é uma terapia integrativa sem efeitos colaterais, permitida para pessoas de todas as idades. Por ser um tratamento complementar, ela não deve substituir cuidados médicos, mas é capaz de fortalecer o processo de autocura do corpo, inclusive no combate a problemas como depressão, ansiedade, alergias, distúrbios do sono, entre muitos outros.
A partir do incentivo da autocura, a Microfisioterapia realiza um tratamento empoderador. O paciente é o responsável pela sua própria melhora, e sente na pele (literalmente!) os efeitos de se submeter a esses cuidados.
Com a Microfisioterapia, tratamos, de maneira não-invasiva, sintomas que nos incomodam a vida inteira. É libertador vê-los ir embora, somente com um toque cuidadoso.
Quer experimentar a Microfisioterapia? Agende uma sessão de Psicoterapia para que possamos indicar as melhores terapias integrativas para o seu desenvolvimento pessoal.