Muitas pessoas, quando sabem que eu sou hipnoterapeuta, dizem que querem ser hipnotizadas, me perguntam se vão lembrar do que fizeram ou disseram e querem saber como é entrar em transe hipnótico. Então resolvi escrever esse artigo para esclarecer algumas dúvidas e ajudar as pessoas que vão começar tratamentos com hipnoterapia.
É muito comum a pessoa hipnotizada não se recordar de ter vivido esse momento, com isso, muitos relatam terem “dormido”. Mas, não é bem isso que acontece com a mente durante o transe hipnótico.
Apesar do significado da palavra hipnose ter vindo do grego hypnos, que pode ser traduzido como sono, durante o transe hipnótico algo oposto ao estado sono acontece no cérebro. Hipnose e sono são estados de consciência completamente distintos. Durante o sono, não temos o controle de nossos pensamentos. Já durante o transe hipnótico, você participa ativamente do que está pensando.
A pessoa focaliza sua atenção por meio de uma indução ou de uma auto-indução modificando o estado de consciência, concentrando a mente e direcionando seus pensamentos e com isso, intensificando a atividade cerebral, algo oposto ao que acontece quando estamos dormindo.
Acho que os dois se confundem porque geralmente em uma sessão de hipnoterapia o paciente se encontra de olhos fechados, como se estivesse dormindo, mas isso acontece apenas pelo fato de haver maior relaxamento e concentração quando fechamos os olhos.
Passo-a-passo da CONSULTA ou TERAPIA?
A consulta começa com um relaxamento e uma indução, levando o paciente ao estado de “transe”. Esse processo pré-transe hipnótico, depende da percepção de cada hipnoterapeuta com relação ao seu paciente e das experiências que já vivenciou em seu consultório.
Vou explicar como acontece o transe hipnótico em uma sessão de hipnoterapia. Para ficar mais fácil o entendimento, vou dividir o processo em cinco etapas:
1ª Etapa: Entrevista
Na primeira sessão o hipnoterapeuta faz uma entrevista com o paciente para identificar as possíveis causas que levaram ao desenvolvimento do problema ou dificuldade que o fez procurar a hipnoterapia.
Durante a entrevista tiramos as informações necessárias para definir qual o melhor caminho a seguir durante a terapia. A partir destas informações o hipnoterapeuta organiza toda a estrutura do tratamento e elabora as sessões.
Ah! A hipnoterapia tem um grande diferencial. Cada tratamento é feito individualmente para cada cliente, respeitando a sua história de vida e o contexto em que ele se encontra.
O hipnoterapeuta procura criar uma relação inicial de confiança e segurança entre terapeuta e cliente, tecnicamente chamado de RAPPORT. Ele explica todos os objetivos terapêuticos e esclarece todas as dúvidas relativamente à terapia hipnótica.
Nessa fase o paciente também poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar num transe hipnótico ou de vivenciar de alguns testes de sensibilidade. Algumas pessoas naturalmente terão mais facilidade em entrar em transe, no entanto todas podem desenvolver essa capacidade.
2ª Etapa: Indução ao Relaxamento
Nessa etapa o hipnoterapeuta começa à indução levando o paciente ao transe leve ou médio.
É realizado relaxamento do corpo e da mente através de estímulos monótonos e repetitivos, o paciente fica com menos resistência, diminui a atividade cerebral associada à razão e aumenta nas regiões que guardam imagens, emoção e memória.
Este é um procedimento flexível, em que a história pessoal do cliente determina a forma como será personalizada a indução ao relaxamento.
3ª Etapa: Aprofundamento
Agora o hipnoterapeuta aprofunda o relaxamento conduzindo o paciente a um transe mais profundo, onde é deixado de lado o filtro crítico da mente consciente.
Uma curiosidade para vocês! O tempo em que o paciente permanece em transe hipnótico ou em sono terapêutico, , normalmente em torno de 1 hora, equivale a 8 horas de sono fisiológico, tal é a profundidade do relaxamento.
Nesta etapa o hipnoterapeuta possui uma comunicação direta com a mente inconsciente. Isto é importante, porque o aspecto principal da hipnose é exatamente conseguir com que a mente inconsciente aceite e concorde com as mudanças que serão propostas.
Com a mente mais tranquila, o paciente se permite observar os assuntos e questões através de uma nova visão.
4ª Etapa: Sugestões
Chegou a hora de trabalhar a questão que motivou a sessão.
Seguindo a sequência com a indução e do aprofundamento, quase sem limites entre elas, o hipnoterapeuta começa o tratamento com as “sugestões”, definidas antecipadamente para o tratamento. As sugestões são dirigidas diretamente ao inconsciente com o objetivo de efetuar as mudanças pretendidas.
Nesta etapa imagens, sentimentos e informações afloram e se reagrupam em um novo padrão, possibilitando o despertar de uma nova consciência. Nesta fase é feito o tratamento de fobias, traumas e controle da dor.
Durante o transe hipnótico, o paciente ficará consciente e ouvirá tudo que for dito. Quando o paciente precisar ser levado a um transe mais profundo, onde ele pode não lembrar do que aconteceu, ele deve concordar previamente com o que será feito. As sessões podem ser gravadas caso o paciente queira.
5ª Etapa: Saída do transe
No final do trabalho é feito a superficialização do transe até o retorno do paciente. Qualquer sugestão utilizada para produzir o estado hipnótico será então removida.
O hipnoterapeuta tem um conversa final com o paciente e conclui da sessão.
Quantas sessões são necessárias para um tratamento efetivo?
Os resultados são relativos e dependem sempre do cliente, de como ele aceita e absorve as sugestões, mas normalmente os resultados são visíveis a partir da primeira sessão.
Algumas pessoas podem necessitar de duas ou três sessões para começarem a observar resultados mais evidentes. A média é de 6 a 8 atendimentos por tratamento.
Qual a duração das sessões?
Cada sessão de hipnoterapia tem aproximadamente a duração de 1h, dependendo das técnicas utilizadas.
O ideal é que as sessões sejam realizadas uma vez por semana, pois a sessão anterior beneficia a continuação da próxima.
A hipnoterapia associa a técnica da hipnose à metodologia da psicoterapia, ampliando os benefícios para a sociedade. É um tratamento natural e de baixo custo devido ao pequeno número de sessões a que o paciente se submete.
Esse tratamento é muito eficaz e os benefícios são maravilhosos.
Espero ter ajudado a todos e esclarecido algumas dúvidas. Caso tenha mais alguma, entre em contato. Terei o maior prazer em ajudá-lo.