Durante a gravidez, nós mulheres passamos por muitas transformações físicas e emocionais que acabam gerando ansiedade, estresse, perda de sono, baixa autoestima, dores nas costas, entre outros. Isso sem falar das expectativas para o que vai acontecer após o nascimento. A hipnose na gestação pode ajudar as mulheres grávidas a superar essas questões com harmonia e permitindo curtir da melhor forma essa fase.

Afinal, esse é um dos momentos mais importantes e marcantes da vida de uma mulher. Um momento mágico, onde temos a oportunidade de viver e conhecer um tipo de amor que só as mulheres que são mães vivenciam.  

Vamos conhecer como a  hipnoterapia pode dar o suporte necessário para você mãe.

Como funciona a hipnoterapia

Através do transe hipnótico, o paciente é levado ao relaxamento de todo o corpo e mente, com o propósito de que seu estado de atenção esteja concentrado em algo. Então o hipnoterapeuta trabalha de forma sugestiva, ressignificando sentimentos e sugerindo novas formas de comportamentos ao inconsciente do paciente.

Dessa forma, quando o paciente se deparar com a situação que antes lhe causava desconforto, receberá de seu inconsciente o comando para agir de uma forma diferente da habitual, ou de forma mais saudável. Após algumas sessões com esse tratamento de repetição, a nova maneira de encarar certas situações se tornará um hábito.  

A hipnose é um método natural que não tem contraindicações, mas é sempre bom alertar que devemos procurar por profissionais capacitados e éticos. É importante saber conduzir o paciente de maneira correta ao estado de relaxamento e transe para que possam realizar de forma eficaz as mudanças desejadas.

A hipnoterapia, pode ajudar em problemas como fobias, gagueira, impotência sexual, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, emagrecimento, dependência química, hipertensão, apneia, anorexia, ronco, insônia, dores crônicas e outros.

Hipnoterapia na gravidez

A hipnoterapia pode ser utilizada mesmo antes da concepção, quando um casal decide gerar um filho. Nesta fase o hipnoterapeuta pode trabalhar  a ansiedade de engravidar, alguns distúrbios sexuais, impotência e libido.

Já durante a gestação, a hipnoterapia tem o papel de acompanhar as mudanças as mudanças físicas e emocionais e como elas estão repercutindo na mulher, para que a mãe possa ter calma e controle da ansiedade e do estresse. São várias as vantagens do tratamento hipnoterápico durante a gravidez:

Controle do peso corporal durante a gestação

É possível auxiliar também no controle de uma alimentação saudável e nutritiva para a mãe e para o bebê. As alterações hormonais que acontecem na gravidez também alteram o apetite e muitas grávidas recorrem à comida como uma forma de acalmar stress ou ansiedade.

A Hipnose ajuda diminuindo a ansiedade que é uma das causas principais da compulsão pela comida. Aumenta motivação e a disciplina, reprogramando hábitos e comportamentos alimentares.

Diminuição as dores durante a gestação

A Hipnose tem um excelente resultado na gestão da dor, sejam essas dores agudas ou crônicas. Consegue-se através da hipnose um suporte para controlar e diminuir muito as dores que surgem durante a gestação de forma natural. Com a auto-hipnose, que é ensinada durante as consultas, à grávida trabalha entre outra coisas, uma nova forma de  percepção da dor.

Medos, fobias e fantasias durante a gravidez

Na hipnoterapia é possível criar expectativas positivas e diminuir bastante a ansiedade e o nervosismo que acompanham a gravidez e a ideia do parto. Muitas das crenças, mitos e fantasias persistem por várias gerações e fazem com que a gestante passe por medos que são infundados.

Durante as sessões de hipnose conseguimos trabalhar esses pensamentos, ressignificando o que se manifesta em forma de medos e fobias, permitindo que o cérebro fique mais focado e tranquilo.

Insônia durante a gravidez

Muitas grávidas passam por períodos de alteração da qualidade e de quantidade do sono. A Hipnose trabalha o relaxamento profundo, levando a um sono cada vez mais tranquilo.

É trabalhado a qualidade do sono e não o tempo, assim a partir do momento em que a grávida aprende a ficar tranquila, e relaxada e sentindo-se protegida a uma redução muito grande da insônia e da fadiga ao acordar.

Controle de náuseas e vômitos durante a gestação

Aproximadamente uma em cada 500 gestantes sofrem com vômitos principalmente no início da gravidez. Hipnose tem sido utilizada para controlar as náuseas e os vómitos e os pensamentos negativos associados à alimentação durante a gravidez.

A preparação para o parto e pós-parto

Essa terapia também pode preparar a gestante para o momento do parto, auxiliar na contenção da dor e na recuperação em caso de parto por cesárea. Após o parto, o hipnoterapeuta vai trabalhar na recuperação da autoestima e no controle das emoções, já que novamente ocorrem mudanças hormonais enquanto o corpo volta ao normal.

Essa também é uma oportunidade de trabalhar a aceitação e insegurança diante da nova rotina de toda a família. 

A hipnoterapia também pode auxiliar na diminuição e no tratamento da depressão pós-parto. Neste caso, o trabalho é focado em aumentar a confiança e a autoestima da futura mãe, fortalecendo o elo de ligação com o bebé, de forma centrada e tranquila.

Como o bebê se beneficia?

O bebê também se beneficia da hipnoterapia durante a gravidez. O bem-estar e tranquilidade da mãe garantem uma gestação mais confortável e saudável. A fase da gestação é muito importante para a formação da criança, ter uma dia a dia tranquilo e equilibrado fisicamente e emocionalmente vai ajudar não só na formação congênita mais na relação psicossomática que se estabelece nessa etapa com a mãe.

É muito importante lembrar que a  gestante, assim como qualquer outro paciente pode fazer tratamento com hipnose, não há contraindicação. No entanto, o sucesso do tratamento hipnótico depende muito da habilidade do hipnoterapeuta, da empatia que se estabelece com o paciente e da sua receptividade e entrega a todo o processo.