As crianças são seres surpreendentes, absorvem tudo a sua volta de forma lúdica e ampliada. No entanto, essa forma de interagir com o mundo pode ser prejudicial em situações que não são positivas para elas. A hipnose para crianças é uma técnica terapêutica que ajuda ressignificar vivências e percepções não positivas.
Nós também éramos assim quando crianças. Não tínhamos o poder de análise dos adultos e podíamos compreender uma situação de diversas formas. As nossas vivências nos deram experiência para entender que o mundo e a vida acontecem além dos nossos desejos e para respeitar o outro dentro do seu tempo e espaço.
Durante a infância, podemos vivenciar experiências não positivas, guardando na nossa memória sentimentos que podem trazer consequências sérias comportamento e saúde, que vão influenciar toda a sua vida. A procura por tratamentos terapêuticos tem sido cada vez maior para auxiliar esses pequeninos a superarem essas experiências.
Nesse artigo, vou falar sobre os benefícios da hipnose terapêutica para crianças e adolescentes. Muitas pessoas desconhecem esse tratamento no universo terapêutico infanto-juvenil.
Benefícios da hipnose para crianças
A hipnose para crianças é capaz de melhorar, e muito, a qualidade de vida desses sujeitos em formação. É uma grande aliada para o tratamento de diversos problemas emocionais, como fobias, distúrbios e traumas. Os pequenos passam por transes hipnóticos com grande facilidade e, por isso, é possível atingir ótimos resultados.
A programação de nossas mentes começa a partir da gestação, no ventre materno, e se consolida com as primeiras experiências no mundo. As crianças recebem muita influência e estão sujeitas às expectativas dos pais, a principal referência, professores, parentes e amigos. E ainda estão sujeitas a todo o contexto desse novo mundo globalizado, onde tudo acontece de forma imediata e a construção dos sentimentos é instantânea.
A infância é uma fase de constantes mudanças e a utilização da terapia hipnótica pode ajudar a atravessá-la de forma mais harmoniosa, cuidando da saúde mental para que as crianças se tornem adultos equilibrados. O hipnoterapeuta atua com a reprogramação de situações traumáticas, ressignificando os incômodos das crianças.
Como funciona a terapia
O processo terapêutico hipnótico é sempre individualizado, isto é, feito sob medida, onde “utilizamos” as informações e recursos do cliente para desenvolver o tratamento. Ele baseia-se em uma linguagem simples e lúdica, de fácil acesso. Dessa forma, a hipnose para crianças permite a exploração dos aspectos patológicos e a evolução da saúde emocional com maior eficiência, facilitando os processos de mudança.
As crianças e adolescentes chegam ao consultório com uma primeira demanda geralmente observada por familiares, amigos, professores. Então, ampliamos essa avaliação e observamos mais profundamente os comportamentos, as condições ambientais e existenciais adversas, os problemas nas relações sociais e na escola, a qualidade do sono, da alimentação, a expressão das emoções, as dificuldades em lidar com o cotidianas, etc.
Durante as sessões de hipnoterapia, buscamos a origem do problema, trabalhando com a compreensão e a reprogramação na mente da criança. Em transe, ela poderá redirecionar a sua compreensão do fato e reinterpretá-lo como um simples acontecimento do passado, e não mais como um evento marcante e prejudicial em sua vida presente.
Através da hipnose podemos melhorar quadros de hiperatividade (TDAH), auxiliar na mudança de hábitos indesejáveis, como fazer xixi na cama, roer unhas, puxar cabelo e etc. Podemos trabalhar para eliminar medos, estresse e fobias, além de aprimorar a forma como a criança se relaciona socialmente, estimulando certas habilidades de percepção, a aceitação das diferenças e o autocontrole.
Porque crianças e adolescentes se identificam com a hipnose?
A hipnose clínica ou hipnoterapia é uma técnica terapêutica que tem um efeito muito rápido e positivo quando aplicada em crianças e adolescentes. Primeiro porque, mesmo sendo uma técnica muito antiga é considerada inovadora e moderna no universos terapêutico, e sendo assim, os jovens a adoram.
Lúdica e direta, rápida e assertiva, participativa e transformadora, a hipnoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no meio médico e na mídia. Ela é considerada um tratamento auxiliar ao tratamento médico, que acompanha o novo estilo de vida e comportamento da sociedade atual. Os jovens ficam empolgados com a forma dinâmica como acontece a terapia, e assim interagem mais e participam ativamente de todo o processo.
Outro aspecto interessante é que crianças e jovens já vivenciam no seu dia dia, com maior naturalidade o estado Alfa e Teta, que são as ondas cerebrais onde ocorrem o estado de transe durante o processo hipnótico. Essa facilidade potencializa o trabalho durante as sessões de hipnoterapia e a interação entre técnica, cliente e terapeuta.
Estados da mente
Nosso cérebro tem quatro estados diferentes de ondas cerebrais: Beta, Alfa, Teta e Delta. Enquanto você estiver lendo o meu artigo, você está no estado de Beta. Neste estado, o cérebro encontra-se extremamente alerta e usamos o raciocínio e a lógica.
Quando entramos no estado Alfa, estamos caminhando para um transe. As crianças passeiam por esse estado todo o tempo, acessando a visualização e criatividade. A mente está ainda alerta mas encontra-se mais relaxada, e como somos geralmente mais criativos e imaginativos estamos mais abertos a receber informação. Este estado é um portal da mente consciente para a inconsciente.
Teta é um estado profundo de relaxamento. Este é um estado comum de hipnose e meditação, e permite acessar as memórias. Você experimenta Teta quando adormece e acorda todos os dias.
Por último é o Delta, que ocorre durante o sono mais profundo. A mente se encontra totalmente adormecida e a pessoa inconsciente, normalmente não utilizado no processo de hipnose clínica em consultório.
Hipnoterapia para as crianças de hoje em dia
As crianças de hoje não devem ser criadas do mesmo jeito que seus pais foram, pois o acesso à informação e a forma como os sentimentos são construídos e diferente de anos atrás. É muito importante que os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, percebam como ele se relaciona com o meio e consigo mesmo e sintam se existe a necessidade da terapia.
Elas precisam de uma atenção especial devido ao contexto social em que vivem. Se somos fruto do meio, o que ouvimos ou sentimos nesses primeiros anos de vida determina o que seremos. A hipnose clínica é uma ferramenta eficaz para auxiliar esses jovens na construção dessa vida tão instantânea.
A terapia hipnótica pode auxiliar a criança a se tornar um adulto feliz e que consegue interagir com o mundo a sua volta de forma alegre e harmoniosa.
Quer saber mais um pouco? Entre em contato comigo, terei o maior prazer em conversar com você sobre esse assunto.