Hoje vamos falar sobre como a hipnose pode auxiliar durante o tratamento do câncer, ajudando o paciente a reagir melhor à quimioterapia e melhorando o seu convívio social. A hipnoterapia tem crescido muito nos últimos tempos devido as comprovações e estudos sobre seus resultados em diversas áreas da saúde.
O reconhecimento das técnicas de hipnose chegou, inclusive, a dois dos mais importantes centros de tratamento e pesquisa do câncer nos Estados Unidos: Memorial Sloan_Kettering Cancer Center e o M.D. Anderson Cancer Center. Em ambos os hospitais, a técnica é utilizada para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia, como as náuseas, o cansaço e as dores.
Vamos conhecer um pouco desse universo da hipnoterapia e descobrir os seus benefícios durante o tratamento do câncer.
Tratamento do Câncer
O câncer é uma doença crescente em todo o mundo, principalmente em função do aumento da longevidade das pessoas e do estilo de vida atual. A boa notícia é que na última década o tratamento da doença avançou, tanto no âmbito tecnológico quanto na abordagem multiprofissional e no atendimento individualizado dos pacientes.
Apesar do tratamento do câncer está avançando, eles ainda são bastante agressivos e provocam diversos efeitos colaterais no paciente. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade de tratamento, intensificando ainda mais o desgaste físico e mental do paciente e familiares.
Atualmente, grandes hospitais do país já utilizam técnicas auxiliares como a Hipnose a Terapia da Linha do Tempo – TLT para ajudar na qualidade de vida do paciente durante os tratamentos. São tratamentos eficazes e podem realmente ajudar em quase todos os tipos de câncer, como auxílio durante o tratamento convencional.
Os pacientes que são submetidos a essas terapias durante o tratamento do câncer passam a ter um postura colaborativa e saem da vitimização para a ação. Foi identificado que eles adotam uma postura de parceria e de responsabilidade pelos resultados pretendidos.
Como a Hipnoterapia pode ajudar
Existem várias definições para a hipnose, mas podemos considerar que ela é um estado alterado da mente, onde podemos guiar os nossos pensamentos para obter alterações em todo o nosso sistema fisiológico, melhorando a saúde física, mental e emocional.
Como técnica terapêutica é muito utilizada em tratamentos psicológicos, odontológicos e médicos, podendo ser amplamente integrada a diversos outros tratamentos.
Através do transe hipnótico, o paciente é levado a um estado agradável e profundo de relaxamento mental e físico, no qual o indivíduo fica mais suscetível às sugestões do hipnoterapeuta. Essa sugestões são enviadas diretamente ou por meio de metáforas à mente inconsciente.
Dessa forma, a hipnoterapia possibilita uma rápida realização de mudanças e transformações internas positivas sem a utilização de medicamentos, promovendo o equilíbrio emocional e o bem estar com eficiência e segurança.
Ajuda o paciente e sua família
No caso de doenças como o câncer, onde o paciente sente as mudanças que ocorrem em todas as áreas de sua vida e de seus familiares, e tem que lidar com sentimentos de dor, dúvida e raiva, a hipnose pode ajudar na ressignificação desses sentimentos e na identificação de novos caminhos para lidar com essa realidade.
Isso sem falar que a hipnoterapia pode desempenhar uma função muito importante no tratamento do câncer, já que ela promove uma melhora na qualidade de vida, eleva a autoestima e diminui a ansiedade, o medo e as preocupações com a doença. Também reduz os efeitos relacionados à quimioterapia como náuseas e vômitos, as dores e os transtornos do sono.
Durante as sessões de hipnoterapia o paciente também vai aprender a auto-hipnose e assim o tratamento pode continuar em qualquer lugar onde ele esteja. É um tratamento que traz resultados rápidos e eficazes.
Se você está passando por essa situação ou conhece alguém que está atravessando essa etapa, venha vivenciar o tratamento da hipnoterapia e sinta o apoio e os benefícios que ele pode te proporcionar.
Muita saúde e paz a todos! Ah! E abraços hipnóticos.